sexta-feira, 31 de março de 2023

 Inventário Turístico de Pernambuco

Contexto histórico


Resumimos abaixo um contexto histórico que acreditamos ser útil para melhor entender a nossa situação atual e o que estamos desenvolvendo.

O Inventário do Potencial Turístico de Pernambuco é um levantamento completo dos elementos que compõem ou poderão vir a compor a oferta turística de um município e o que ele dispõe.

Pode ser utilizado para elaborar o diagnóstico e o planejamento turístico municipal, orientar os possíveis investidores, produzir roteiros de atrativos, guias de gastronomia, calendários de eventos, mapas ilustrativos, catálogos de meios de hospedagem, roteiros de manifestações folclóricas, roteiros do artesanato (pontos de venda/produção/artesãos).

Muitos municípios ainda não possuem inventário turístico ou estão em fase de desenvolvimento. Nesses casos, a equipe do Invtur – PE utiliza o método de pesquisa em gabinete para compor informações básicas e pontuais do município.

O 1º Inventário, ocorrido nos anos de 1989/1990, foi realizado pela Empetur em parceria com a Sudene e colaboração das prefeituras municipais e trade turístico. Foram inventariados 26 municípios.

O 2º Inventário, nos anos de 1997/1998, foi realizado pela Empetur em parceria com o Sebrae, com apoio da Sudene e colaboração das prefeituras municipais e trade turístico. Foram inventariados 82 municípios.

No ano 2000, com realização em uma parceria da Empetur com a  Sdete, Ad-Diper e Seplandes (Promata), foram inventariados mais 02 municípios e atualizados 03, totalizando 84.

No ano 2002, em trabalho conjunto realizado pela Empetur, Sdete, Gtz, Seplandes e Prorenda Microempresa, mais 02 municípios foram inventariados, num total 86. Até 2008, foram incluídos mais 15 municípios, chegando a 101.

Em 2012, foi iniciada a compilação de dados do sistema Invtur - PE com uma nova atualização com a inclusão de todos os municípios, mediante inventário em campo, pesquisa em gabinete, resultados de diagnóstico de potencial e viabilidade turística, assim como resultados de pré-inventários.

Desde o início de 2018, que a nossa equipe se encontra empenhada em transferir informações referentes ao inventário turístico dos municípios para uma nova grade de visualização de classificação de ofertas.

Esta nova grade existe na condição e na possibilidade de haver acréscimos, ou seja, pode-se incluir novos itens conforme a necessidade que se apresentam, para que as informações sejam melhor localizadas e processadas.

Esse novo modelo, que é uma versão melhorada e adaptada, é uma resposta e ao mesmo tempo uma necessidade para enquadrar melhor as categorias e subcategorias que, ocasionalmente, surgem no decorrer das atualizações e tendências dos produtos turísticos. É também, uma base que está se consolidando, para gerar uma futura plataforma de inserções, de um sistema de dados, para um novo programa para o Inventário do Potencial Turístico de Pernambuco, uma vez que o antigo, desenvolvido nos fins dos anos 80, tornou-se obsoleto.

De 1989 até 2011, o Invtur-PE se valia de um sistema de armazenamento de dados, que não tinha acesso público pela internet. Para conseguir uma cópia do inventário, era preciso gravar um CD ou DVD, junto com um pequeno programa de instalação. No período, esse serviço ainda era considerado de ponta, mas com o tempo começou a perder qualidade com o avanço da informática.

Desde 2012 que as informações do inventário turístico foram armazenadas em centenas de arquivos no programa Word e de imagens, aguardando a implantação de um novo sistema. Em 2017, os arquivos são transferidos para um formato próprio com a criação do blog: http://inventariope.blogspot.com.

Essa iniciativa de compilar as informações provisoriamente para um blog, foi uma alternativa simples de divulgar o máximo de conteúdos possíveis para que o público tivesse acesso as informações.

O que apresentamos aqui no blog é um fiel espelho do que atualizamos em nossos arquivos. Sempre estamos alterando, incluindo, excluindo, melhorando a informação e inserindo imagens mais recentes possíveis.

Esses trabalhos muitas vezes são tão pontuais e discretos que apenas os consultores mais atentos ou assíduos conseguem perceber. Essa atemporalidade das informações do inventário quando são identificadas pelo público, nos proporciona a sua participação direta. Aproveitamos aqui, a oportunidade de agradecer a todos aqueles que reservaram um pouco do seu tempo em colaborar com essa atividade.

Sabemos que no nosso caso, manter o inventário turístico atualizado o mais próximo possível da realidade, é um esforço conjunto da Empetur com os municípios. É um processo dinâmico, de colaboração mútua e que apresenta resultados positivos.



Sejam bem-vindos e boa pesquisa.